Filosofia

Filosofia, a perene qualidade do homem que pensa
A palavra Filosofia significa "amor à sabedoria", mas, também podemos interpretar como “aquele que é amigo do saber” já que Filosofia é uma palavra derivada de outras duas palavras: Philia = Amor-amizade e Sofia =  Sabedoria.
O Filósofo é aquele que ama o saber, ama conhecer, ama pesquisar, ama investigar, o Filósofo é aquele que sabe ordenar todas coisas. Agora, não é possível filosofar, ser Sábio aquele que não possui a virtude da humildade ou que se acha o dono da verdade. Ora o Filósofo é um Sábio por excelência, e o Sábio é o mestre das virtudes. Sendo a humildade uma dessas virtudes, deve possuí-la. 
A obra de Tomás de Kempis: "A Imitação de Cristo"(1) ensina justamente este pressuposto da humildade do filósofo: "Todo homem experimenta o desejo natural de saber. Mas que importa a ciência sem o temor de Deus? Não há dúvida de que mais vale um pobre peão que serve a Deus do que um orgulhoso filósofo que, sem preocupar-se consigo mesmo, perscruta o curso do céu [...] A vida virtuosa torna sábio segundo Deus e perito em muitas coisas. Quanto mais uma pessoa é humilde de coração e submissa a Deus, mais possui sabedoria e paz"(2).
Se o sábio ou filósofo não possuir ao menos o senso da virtude, este não pode ser chamado de sábio, mas sim um opinador ou filodoxo, isto é, um amigo da opinião, ainda que possa ser culto. (Philia = Amor-amizade e Doxa = opinião). Em consonância com esta ideia, a Imitação de Cristo ainda diz: "É grande sabedoria agir sem precipitação e não obstinar-se na própria opinião".(3)
Assim dizia Sócrates: “Só sei que nada sei”(4) e isso significa que por mais conhecimento que ele possa ter, ainda é pouco se comparado aos inúmeros conhecimentos e saberes existentes no mundo ao seu redor e, que podem ser adquiridos no decorrer dos dias, meses, anos, décadas até a sua morte. Nisto consiste a sabedoria, saber que estaremos sempre aprendendo até o fim de nossos dias na terra.
Santo Agostinho também nos ensina que: "O dom da fala foi concedido aos homens não para que eles enganassem uns aos outros, mas sim para que expressassem seus pensamentos uns aos outros." Ou seja, todo a aquele que pensa ou questiona sobre algo, de certa forma já está filosofando e essa sabedoria adquirida deve ser dita, falada, transmitida a outros, nenhum conhecimento é para si próprio, mas sempre em função de algo maior. Deve estar sempre em função do bem, do belo, da ordem, do próximo e do bem comum, mas sempre, sem sombra de dúvidas, do equilíbrio interior. A Filosofia é portanto uma realidade humana, pois nenhuma pessoa consegue deixar de fazer um esforço filosófico, ainda que seja mínimo.
Todos tentam unir as ideias que possuem com a vida que levam. A filosofia tem por perene qualidade a re-significância da vida. O ato de filosofar nos traz a capacidade de darmos sentidos as mais profundas questões do ser, sem a necessidade de estarmos na sublime certeza das coisas, mas unicamente na certeza de - ao menos - estarmos caminhando para esta sublimidade. Ninguém é plenamente humano sem um mínimo de filosofia, pois não é possível viver de forma irracional. Portanto podemos crer que o esforço filosófico é comum a todos. Sim, ainda que não percebamos, todos nós filosofamos.
A Santa Igreja, observando essa verdade, de que a filosofia está intrinsecamente unida ao ser humano, concede aos seminaristas o estudo da Filosofia, exatamente para que os futuros padres possam reconhecer-se plenamente como seres humanos, para que possam assumir plenamente sua humanidade e depois de assumido possam fazer uma boa teologia, ou seja, os padres são formados intelectualmente com o estudo filosófico, exatamente porque esta disciplina os ensina a se conhecerem melhor e conhecerem o outro, conhecerem o mundo e a realidade em que vivem para melhor transmitir as Verdades da Fé, questionando o mundo em que vivem, e dando ao mesmo e com melhor intelecção a Sagrada Doutrina da Salvação.
Concluo portanto afirmando que na Igreja e somente nela, a Filosofia encontra a sua plenitude, pois sendo ela "amor à sabedoria", por excelência, a encontramos na casa de Deus. A sabedoria (sapientiae: sapiência) é o próprio Cristo, como nos ensina São Paulo: "Mas, para aqueles que são chamados, tanto judeus como gregos, ele é o Messias, poder de Deus e sabedoria de Deus." (5). O Antigo Testamento, no livro de Provérbios nos exorta a vivermos em comunhão com a sabedoria, a não abandonarmos ela, a amá-la: "Não abandone a sabedoria, e ela o guardará. Ame a sabedoria, e ela o protegerá. O princípio da sabedoria é adquirir a sabedoria." (6), ou seja, a Igreja nos ensina que devemos ler o Antigo Testamento à luz de Jesus Cristo, logo podemos concluir que essa sabedoria é o próprio Cristo, vejamos: "Não abandone o Cristo, e ele o guardará. Ame o Cristo, e ele o protegerá. O princípio da sabedoria é adquirir a doutrina de Cristo." 
Portanto, a Filosofia é importante, querida por Deus, e útil para nos aproximarmos cada vez mais da sabedoria Eterna, nosso Senhor Jesus Cristo. E com certeza absoluta, creio e afirmo que a filosofia, o ato de filosofar, é o que o homem tem de mais humano em si mesmo. A filosofia o torna mais humano e isso na medida em que ele questiona a própria realidade em que vive percebendo de que o lugar dele não é este mundo, mas um lugar maior e sublime, tal como intui suas próprias insatisfações.
Rezemos:
"Ó Sabedoria Eterna, a ti rendemos louvores, e pedimos: ensina-nos a sermos mais santos, mais sábios, mais humildes. Ó Cristo,Sabedoria do Pai, envia-nos o teu Espírito Santo, para que possamos crescer não só em estatura, mas em graça, em sabedoria. Amém."

In Corde Iesu et Mariae
Por Bruno Otenio
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Notas e Referências bibliográficas:
1. A imitação de Cristo – Edições Loyola
2. Ibidem, Livro I, cap. 2, §1. 3, §2.
3. Ibidem, idem, cap. 3, §2.
4. A República – diálogo socrático escrito por Platão, filósofo grego, séc. IV a.C.
5. I Cor 1, 24
6. Pv 4, 6-7
v  Confissões – Santo Agostinho
v  CARVALHO, Olavo de. A Filosofia e seu inverso e outros estudos. ed. Vide Editorial.
v  RATZINGER, Joseph. A Fé em Crise. O cardeal Ratzinger se interroga.

v  Summa Teologiae – São Tomás de Aquino

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