Teologia do Sagrado Coração de Jesus

        Sagrado Coração de Jesus, eu confio e espero em vós!



         O profeta Isaías uma vez profetizou: "tirareis águas com alegria das fontes do Salvador" (Is 12,3). Porém onde se encontra(m) esta(s) fonte(s)?
            O Evangelista João nos dá a resposta: "mas um dos soldados abriu-lhe o lado com uma lança e, imediatamente, saiu sangue e água". (Jo 19,34). A fonte, portanto, é o Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo aberto na Cruz! É o seu lado aberto! Na Cruz jorrou sangue e água! Vida e Purificação! Batismo e Eucaristia! Comunhão e Avivamento!
            Esta água é o Espírito Santo. Esta água provém das fontes do Coração de Jesus. Ele roga ao Pai em nosso favor e nos envia seu Santo Espírito. O próprio Cristo nos ensina esta verdade quando diz:

 "Se alguém tiver sede, venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura: Do seu interior manarão rios de água viva" (Jo 7,37-38).

            O Coração de Jesus é Fonte de água viva. Por isso na Igreja Católica se cultua seu Sacratíssimo Coração.
            Esta água viva é amor, é o amor de Deus. Este amor é uma Pessoa, isto é, o Pai ama o Filho e o Filho ama o Pai, e este amor entre o Pai e o Filho é uma Pessoa: o Espírito Santo. Por isso na primeira epístola de São João se lê que "Deus é Amor" (cf. 1Jo 4,8.16), pois o Espírito Santo é Deus com o Pai e o Filho. É esta água que manará "do" e "no" nosso interior.
            Este Amor do qual Jesus nos Revela em sua Encarnação, Paixão, Morte e Ressurreição, este Amor expresso no Ápice de sua entrega na Cruz, pode ser encontrado em algumas "fontes" específicas: na oração, nas Escrituras, na Tradição, na Igreja, na Liturgia, nos Sacramentos e no serviço da caridade!

            “Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei. Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas. Porque meu jugo é suave e meu peso é leve” (Mt 11,28-30).

            Com essas palavras Jesus nos indica a beleza de aproximar-se dele e descansar nele. Ele nos dá esta certeza mostrando-nos o seu coração: Manso e Humilde.
            Esta Verdade que o Evangelista Mateus nos revela continua presente na vida da Igreja ao longo dos tempos.
            Todas as 12 promessas de Jesus à Santa Margarida Maria de Alacoque tem por fundamento este versículo e expressam esta Verdade. Gostaria de destacar ao menos três das doze promessas:

·         2ª Promessa: “Eu darei aos devotos de Meu Coração todas as graças necessárias a seu estado”;
·         4ª Promessa: “Eu os consolarei em todas as suas aflições”;
·         7ª Promessa: “Os pecadores encontrarão, em meu Coração, fonte inesgotável de misericórdias”;
·          
            Essas três promessas explicitamente vão na mesma direção que o Evangelho mateano nos apresenta em relação ao coração de Jesus: "porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas".

            O Papa Pio XII na sua encíclica Haurietis Aquas nº 52 afirma:

            "A importância delas consiste em que – ao mostrar o Senhor o seu coração sacratíssimo – de modo extraordinário e singular quis atrair a consideração dos homens para a contemplação e a veneração do amor misericordioso de Deus para com o gênero humano. De fato, mediante manifestação tão excepcional, Jesus Cristo expressamente e repetidas vezes indicou o seu coração como símbolo com que estimular os homens ao conhecimento e à estima do seu amor"

            Fica-nos claro, portanto, que, para que o Evangelho produza em nós bons frutos, é necessário uma vida de oração, santidade, virtudes e boa leitura espiritual-eclesial das Escrituras à luz dos veneráveis Santos da Igreja.
            Retornemos, portanto, ao Sacratíssimo Coração de Jesus. Retornemos a esta Fonte de Graça! Devotemos nossos olhares a sua misericórdia. Amém.

_____________________________________________________

As Doze Promessas do Sagrado Coração de Jesus:
Em sua aparição a Santa Margarida Maria Alacoque, Jesus fez 12 promessas do Seu Sagrado Coração.
São elas:
1ª Promessa: “A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de Meu Sagrado Coração”;
2ª Promessa: “Eu darei aos devotos do Meu Coração todas as graças necessárias ao seu estado”;
3ª Promessa: “Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias”;
4ª Promessa: “Eu os consolarei em todas as suas aflições”;
5ª Promessa: “Serei refúgio seguro na sua vida e, principalmente, na hora da sua morte”;
6ª Promessa: “Lançarei bênçãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimentos”;
7ª Promessa: “Os pecadores encontrarão, no meu Coração, fonte inesgotável de misericórdia”;
8ª Promessa: “As almas tíbias se tornarão fervorosas pela prática dessa devoção”;
9ª Promessa: “As almas fervorosas subirão, em pouco tempo, a uma alta perfeição”;
10ª Promessa: “Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos”;
11ª Promessa: “As pessoas que propagarem esta devoção terão o seu nome inscrito para sempre no Meu Coração”;
E a grande Promessa:
12ª Promessa: “A todos os que comungarem nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, Eu darei a graça da perseverança final e da salvação eterna”.

Consagração ao Sagrado Coração de Jesus:

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Entrego-me e consagro ao Sagrado Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo minha vida, minhas ações, dores e sofrimentos, para que eu utilize meu corpo somente para honrar, amar e glorificar o Sagrado Coração.
Esse é meu propósito definitivo e único: ser todo de Deus e fazer tudo por amor a Ele; ao mesmo tempo, renunciar, com todo meu coração, qualquer coisa que não lhe compraz; além de tomar-te, Ó Sagrado Coração, para que sejas ele o único objeto de meu amor, o guardião de minha vida, meu seguro de salvação, o remédio para minhas fraquezas e inconstâncias, a solução aos erros de minha vida e meu refúgio seguro à hora da morte.
Seja, ó Coração de Bondade, meu intercessor ante Deus Pai e livra-me de Sua sabia ira. Ó Coração de Amor, ponho toda minha confiança em ti, temo minhas fraquezas e falhas, mas tenho esperança em tua divindade e bondade.
Tira de mim tudo o que está mal e tudo o que não faça Tua santa vontade. Permite a Teu amor puro a que se imprima no mais profundo de meu coração, para que eu não me esqueça nem me separe de ti.
Que eu obtenha de tua amada bondade a graça de Ter meu nome escrito em Teu coração, para depositar em Ti toda minha felicidade e glória, viver e morrer em Tua bondade. Amém.

In Corde Iesu et Mariae
Bruno Otenio

Comentários